Perguntas Frequentes

O INC certifica é destinado a pessoas jurídicas legalmente constituídas nas áreas de comunicação corporativa/institucional, comunicação digital e marketing promocional (live marketing). Para ser habilitada no processo de certificação a empresa deverá ter sua atividade principal (CNAE e objeto no contrato social) enquadrada em um desses segmentos.

O INC Certifica tem três níveis de avaliação de boas práticas. Em Comunicação, a certificação é de capacidade técnica, o que envolve comprovação de experiência no segmento de atuação, saúde financeira e regularidade jurídica, habilitando a agência a participar de processos concorrenciais públicos e privados em que a certificação seja exigida ou tenha diferencial competitivo. O DE&I, ESG, LGPD atesta boas práticas da empresa em programas de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I), ESG e proteção de dados. Nesse nível, a empresa mostra ao mercado práticas alinhadas com exigências crescentes de contratantes para adequação aos temas certificados. Em Compliance, verificam-se práticas em compliance e integridade, mostrando adequação às regulações internacionais e à Lei Anticorrupção em vigor. Essa certificação abre caminho para participação em concorrências que exigem dos fornecedores a comprovação de políticas de combate à corrupção e assédio na cadeia de valor.

Sim. Na verdade, só é possível certificar sua empresa em apenas um nível por vez. Dessa forma, para solicitar os níveis DE&I, ESG, LGPD e Compliance, sua empresa deverá ter primeiro o nível Comunicação de capacidade técnica.

Todo o processo é online, nesta plataforma. O formulário deve ser preenchido por representante da empresa e pode ser salvo para complementação de informações em várias sessões. A certificação é feita pela anexação de documentos solicitados em cada nível e por meio de autodeclaração da empresa.

Cada nível de certificação tem um conselho de profissionais do mercado, representantes de entidades e consultores especializados nas áreas de comunicação corporativa e, digital e live marketing, aprovados pela Diretoria do INC Certifica, além de especialistas em DE&I, LGPD, ESG e compliance.

Os conselheiros recebem os dados que a empresa preencheu nos formulários, analisam a documentação e as comprovações de boas práticas e emitem um parecer. Em caso de dúvidas ou por amostragem, podem ser feitas diligências para comprovar as informações.

A análise da documentação e as possíveis diligências solicitadas pelos conselheiros serão efetuadas em até 5 dias úteis a partir da conclusão do preenchimento do formulário de certificação. A resposta final será dada em até 10 dias úteis. Havendo diligência, o resultado será informado em até 3 dias úteis após a resposta da solicitante às informações adicionais requeridas.

Será aberto um novo prazo para que possa reunir as informações necessárias para adequação aos critérios de certificação. Uma vez recebidas as informações, a contagem de prazo para resposta é reiniciada.

Sim. Para mobilizar o time de conselheiros, será cobrada uma taxa de 50% sobre o valor da certificação para retorno em até 72 horas

O selo INC Certifica tem validade anual, contada a partir da data em que o processo de certificação foi concluído.

A obtenção do Selo INC Certifica é feita pela faixa de faturamento das agências (clique aqui para ver a tabela). Associadas ABRADi, Abracom e Ampro têm descontos. A primeira certificação tem um custo maior, com desconto de 50% na renovação anual. Caso a agência não faça a renovação anualmente, ao retornar ao processo deverá ser novamente paga a taxa de 1ª certificação.

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